Avançar para o conteúdo
Início » Aulas » Factores que influenciam a curva da Oferta

Factores que influenciam a curva da Oferta

Conforme dito no artigo sobre os Fundamentos da Oferta e da Demanda, a curva da oferta informa-nos a relação que existe entre as quantidades ofertadas de um bem no mercado e o seu respectivo preço. Entretanto, o preço não é estático, isto é, pode sofrer variações impostas por forças do mercado. Outras variáveis, externas ao preço do bem também podem interferir no comportamento da curva da oferta. Assim, para explanar essa influência do preço e de outras variáveis sobe a curva da oferta, recorre-se aos deslocamentos das curvas e movimentos ao longo das curvas.

O Preço do bem

  O preço do bem é o principal determinante do comportamento da sua curva da oferta. Variações no preço irão ditar movimentos ao longo da curva. Para entender melhor a influencia do preço sobre o comportamento da curva, imagine-se um exemplo. Podemos tomar como exemplo, uma hipotética variação no preço da Banana no mercado nacional. Imagine-se que o preço de mercado da banana aumente. Isso pode permitir que as produtoras de Banana aumentem a sua produção no curto prazo por meio da contratação de trabalhadores adicionais por exemplo; podem também aumentar a produção no longo prazo por meio da expansão das suas fábricas. Essa relação directa entre o preço do bem e a capacidade das empresas é evidenciada pelo formato crescente da curva da oferta que, na verdade, traduz aquilo que a Lei da Oferta diz: Quanto maior o preço do bem, maiores serão as quantidades ofertadas de tal bem.

Do gráfico acima pode-se notar que quando o preço estava em P0,  que é o preço inicial, as quantidades ofertadas estavam em Q0  e assim formava-se um ponto de intercessão (Q0; P0)  Entretanto, quando o preço aumenta para P1, as quantidades também aumentam para Q1.
Assim, pode-se concluir que as mudancas no preco do bem levam a movimentos ao longo da curva da oferta de um ponto para o outro, sem que essa curva se desloque.


Outros factores que afectam a curva da oferta

   A prática mostra que a capacidade de oferta dos produtores em oferecer determinado bem não depende exclusivamente do seu preço; outras variáveis podem ditar também a curva da oferta como o preço de outros bens, os custos de produção, a tecnologia, salários, taxas de juros, entre outros.
Se de um lado, mudanças no preço do bem ditam movimentetos ao longo da curva da oferta, do outro lado as outras  variáveis ditarão deslocamentos da curva para a esquerda ou para direita. Uma redução nos custos de produção, um melhoramento da tecnologia utilizada, ou outro qualquer factor que aumente a capacidade de produção dos produtores levará a um deslocamento da curva da oferta para a direita, conforme ilustra o gráfico abaixo.


 Em contrapartida, quando sucede o contrário, isto é, quando as outras variáveis que afectam a curva da oferta sofrerem alguma alteração que reduza a capacidade de oferta dos produtores, levará a um deslocamento da curva para esquerda.Alguns factores que podem levar a tal deslocamento podem ser: aumento do custos de produção, desvalorização da tecnologia usada na produção, pragas naturais em alguns casos, maior procura por bens substitutos, entre outros levam a um deslocamento da curva da oferta. O gráfico abaixo ilustra esse deslomento causado por tais variaáveis.


 Em resumo, alterações no preço do bem levarão a movimentos ao longo da curva da oferta desse bem,  enquanto que variações em outros factors como a tecnologia, ou custos de produção levarão a deslocamentos para esquerda ou para direita da curva oferta


Veja também

Teoria do Comportamento do Consumidor

O que faz com que determinado consumidor com uma renda limitada decida que bens ou serviços adquirir…

Elasticidade da Oferta e da Demanda

Tanto a oferta, assim como a Demanda por qualquer bem são influenciados pela variação de diversos fa…

Equilíbrio de Mercado: Preço e Quantidade de Equilíbrio

Conforme dito na matéria sobre os Fundamentos da Oferta e Demanda, a teoria da oferta e demanda é a …

Factores que influenciam a curva da Demanda

Já foi explicado na matéria sobre Os fundamentos da oferta e demanda que a Curva da Demand…

Factores que influenciam a curva da Oferta

Conforme dito no artigo sobre os Fundamentos da Oferta e da Demanda, a curva da oferta informa-…

Os Fundamentos da Oferta e da Demanda

Com toda a certeza, o modelo da oferta e demanda é o instrumento-chave da microeconomia ( pode ver d…

Resolução de (Teste I) de Calculo I UNIFEI

1) Calcule caso exista. Se não existir explique o por quê:Primeiro vamos Substituir onde vem x pela …